1. Monitorar mais de 190 indicadores relacionados ao desenvolvimento de Florianópolis.
2. Incrementar o setor turístico-gastronômico local.
3. Revitalizar e manter em boas condições espaços públicos urbanos.
4. Contribuir para uma cidade mais planejada.
5. Motivar uma cidade criativa e inovadora.
6. Voltar a cidade de frente para o mar.
Veja mais detalhes:
1. Monitorar mais de 190 indicadores relacionados ao desenvolvimento de Florianópolis.
Esse é um dos objetivos da Rede Ver a Cidade de Florianópolis, cuja coordenação está sob responsabilidade da FloripAmanhã. A Rede é composta por representantes da sociedade civil, setor produtivo e mídia. Desde 2017 a Rede produz o *Relatório Anual de Progresso de Indicadores - RAPI*. Os indicadores monitorados abrangem temas prioritários para a cidade como saneamento básico, mobilidade e transporte, uso do solo e ordenamento territorial, vulnerabilidade a desastres naturais e mudança do clima, gestão pública moderna, gestão fiscal e conectividade.
2. Incrementar o setor turístico-gastronômico local.
A FloripAmanhã liderou o processo de candidatura e desde então coordena o Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia. Inserida nessa rede mundial em 2014, a cidade ganha visibilidade e novas ferramentas de intercâmbio e de qualificação para a cadeia produtiva da gastronomia.
3. Revitalizar e manter em boas condições espaços públicos urbanos.
Em 2007 a FloripAmanhã criou o programa Adote uma Praça com o propósito de resgatar o espaço público como área de lazer, com segurança, revitalizada e que promova qualidade de vida para nossos moradores, como é possível ver na Praça Celso Ramos, Praça Getúlio Vargas e muitas outras. Dos 208 espaços públicos registrados em Florianópolis, mais da metade já foram adotados pela iniciativa privada através do Adote uma Praça.
4. Contribuir para uma cidade mais planejada.
A FloripAmanhã já fez o planejamento Floripa 2030, um processo de construção coletiva de estratégias e desenvolvimento sustentável, além de participar ativamente das discussões do Plano Diretor local e diversas outras iniciativas como o Fórum de Criatividade e Imagem da Cidade. Recentemente lançou a Agenda Floripa 2030/2040/2050, um plano estratégico desenvolvido para orientar o desenvolvimento sustentável da cidade de Florianópolis ao longo das próximas três décadas. Ela busca construir um futuro desejável para a cidade, focando em questões sociais, ambientais e econômicas, e é baseada em 197 indicadores de sustentabilidade monitorados pela FloripAmanhã. Essa agenda adota a abordagem de backcasting, que se concentra em definir futuros desejáveis e identificar as ações necessárias para alcançá-los. Entre os principais objetivos estão a promoção da inclusão social, a melhoria da qualidade de vida, a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da governança local. A agenda também considera o contexto global e as tendências emergentes, visando preparar Florianópolis para enfrentar desafios como mudanças climáticas, desigualdade social e desenvolvimento urbano sustentável.
5. Motivar uma cidade criativa e inovadora.
A FloripAmanhã integra a Rede de Economia Criativa de Florianópolis (REC Floripa), criada para fomentar uma aliança colaborativa. Essa rede envolve a sociedade civil, o setor público, a academia e o setor empresarial. A FloripAmanhã é uma das articuladoras dessa rede, que busca mapear e fortalecer os atores da economia criativa em Florianópolis, promovendo ações que dão visibilidade às iniciativas locais e fortalecem a inovação. Além disso, a FloripAmanhã é coordenadora do Programa Florianópolis Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO, e ainda apoia e participa de iniciativas culturais e festivais da cidade como o Outubro Místico.
7. Participar de uma associação que se preocupa com o meio ambiente da cidade.
8. Participar de uma entidade integrada com diversos movimentos e conselhos.
9. Engajar-se em uma Associação com diversos prêmios, qualificações e transparência.
10. Ampliar sua rede e o seu conhecimento sobre a cidade.
6. Voltar a cidade de frente para o mar.
O gerenciamento costeiro e o desenvolvimento do turismo e da infraestrutura náuticas são um dos pilares da atuação da FloripAmanhã, que, entre outras iniciativas, já produziu o Estudo Complementar para Implementação do Plano de Ordenamento Náutico de Florianópolis e a Oficina de Desenho Urbano Floripa de Frente para o Mar, relevantes documentos que são referência na área.
7. Participar de uma associação que se preocupa com o meio ambiente da cidade.
A preservação do meio ambiente é premissa básica em todos os projetos e ações da FloripAmanhã, permeando toda a atuação da Associação e marcada em sua história com projetos já realizados como Grupo Interinstitucional para Gestão de Resíduos Sólidos de Florianópolis (GIRS), Água e Educação, e Recicla Bem Floripa.
8. Participar de uma entidade integrada com diversos movimentos e conselhos.
A FloripAmanhã participa de mais de 10 Conselhos, Fóruns e Grupos para discussão dos problemas e encaminhamento de ações para a cidade, como o Fortur (Fórum de Turismo de Florianópolis), do qual é fundadora, COMDES – Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis, Movimento Floripa Sustentável, entre outros.
9. Engajar-se em uma Associação com diversos prêmios, qualificações e transparência.
A FloripAmanhã é reconhecida como de Utilidade Pública Municipal desde 2007; declarada como de Utilidade Pública Estadual em 2008; possui Certificado de reconhecimento da Secretaria de Estado da Saúde (2010); foi declarada ONG Amiga da Educação – Secretaria Municipal de Educação (2007); desde 2011 é certificada anualmente como entidade de Responsabilidade Social pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e em 2010 foi vencedora nacional do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, premiação da Câmara Brasil-Alemanha, com o projeto Floripa 2030. A FloripAmanhã ainda publica no site balancetes, certidões e outros documentos para que os associados saibam onde são aplicados os recursos da Associação, que possui o selo "Compromisso com a Transparência", do Portal da Transparência.
10. Ampliar sua rede e o seu conhecimento sobre a cidade.
Ao se associar à FloripAmanhã, você vai conhecer pessoas de diversos setores, voluntários na Associação mas profissionais com boas referências e qualificações, possibilitando uma ampliação do seu networking e a troca de informações sobre o que acontece na cidade de Florianópolis.