Estudo Complementar para Implementação
do Plano de Ordenamento Náutico de Florianópolis

Em mais de um ano de pesquisas, discussões e análises, o Projeto de Estudo Complementar para Implantação
do Plano de Ordenamento Naútico criou uma base técnico-científica para subsidiar a regulamentação das atividades náuticas em Florianópolis. O objetivo é permitir a preservação do ambiente costeiro de Florianópolis aliada ao desenvolvimento de atividades como o transporte hidroviário, turismo náutico, aquicultura e pesca

Estudo Complementar para Implementação do Plano de Ordenamento
Náutico de Florianópolis

Preencha com seus dados para
receber a publicação

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Não iremos compartilhar esses dados que você preencheu aqui com nenhuma outra empresa.

Diagnóstico da costa

A pesquisa para desenvolvimento do Projeto de Estudo Complementar para Implantação do Plano de Ordenamento Naútico incluiu levantamento de dados ambientais da faixa costeira de Florianópolis, estruturas náuticas existentes no município, análise do potencial e possíveis conflitos entre atividades náuticas, pesca, aquicultura, transporte hidroviário e turismo.  Cerca de 85% das 312 estruturas náuticas existentes em Florianópolis são trapiches e plataformas, a maior parte na Lagoa da Conceição e na Costa Sudoeste da Ilha, com pouca utilização e muitas em estado degradado. 

Entre junho e setembro de 2012 foram realizadas cinco oficinas em regiões diferentes da capital para a apresentação do Projeto para a comunidade. A partir disso, as conclusões foram compiladas e organizadas na publicação “Estudos para Implantação do Plano de Ordenamento Náutico”, lançada em março de 2013.

O Estudo Complementar para a implantação do Plano de Ordenamento Náutico é uma iniciativa da FloripAmanhã com apoio da Fecomércio-SC, CDL-Florianópolis, AEMFLO/CDL-São José, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, Videoteca Videolocadora, Sindimóveis-SC, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Orsitec Assessoria Contábil e Empresarial, Pedro Paulo de Abreu e Renato Odecio Kock.

FloripAmanhã é uma força social articuladora ontem, relevante hoje e um espaço institucional de articulacão imprescindível amanhã em Florianópolis. Voz inconfundível da importância e
necessidade do planejamento e gestão pública para o desenvolvimento sustentável”

 

Ivo Sostizzo, geógrafo urbanista e voluntário da FloripAmanhã.