Floripa 2030 - Edição 2016

Esta publicação reúne dois trabalhos produzidos em datas diferentes, mas com um objeto comum: a Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis na Região - Floripa 2030. 

A partir da página nove encontra-se a íntegra do documento original, lançado em 2008, após mais de seis meses de discussões com 148 participantes representando 84 entidades da Grande Florianópolis, com coordenação da FloripAmanhã. O resultado foi a primeira proposta de planejamento urbano construída colaborativamente para Florianópolis, um trabalho que tornou-se referência para pesquisadores, gestores públicos e investidores.

Já na página três começa o texto produzido em 2016 com os olhares técnicos de Dora Orth, Ivo Sostizzo e Lorena Babot. Os três analisaram os “Avanços e Influências da Agenda Floripa2030 no Contexto de 2016”.

A Associação FloripAmanhã sente-se gratificada em publicar estes dois trabalhos e assim contribuir mais uma vez para reforçar a importância da participação social no processo de gestão e planejamento urbano, ao mesmo tempo que busca registrar os resultados de um trabalho contínuo que começou em 2008 e vem norteando as ações da entidade desde então.

A análise da Agenda Floripa 2030 no contexto de 2016 visa também provocar a sociedade com perguntas como “Por que não foram conseguidos mais resultados?”; “O que o governo deve fazer com urgência?”. Deste modo, projetamos um olhar para o futuro em busca da construção do desenvolvimento sustentável em Florianópolis e sua região.

 

O Projeto Floripa 2030 foi o vencedor do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, categoria “Humanidade”. Concorreram a edição 2010 do Prêmio promovido pela Câmara Brasil-Alemanha 111 projetos vindos de todo o País, dos quais 55 na categoria vencida pelo Floripa 2030.