Diagnóstico da costa
A pesquisa para desenvolvimento do Projeto de Estudo Complementar para Implantação do Plano de Ordenamento Naútico incluiu levantamento de dados ambientais da faixa costeira de Florianópolis, estruturas náuticas existentes no município, análise do potencial e possíveis conflitos entre atividades náuticas, pesca, aquicultura, transporte hidroviário e turismo. Cerca de 85% das 312 estruturas náuticas existentes em Florianópolis são trapiches e plataformas, a maior parte na Lagoa da Conceição e na Costa Sudoeste da Ilha, com pouca utilização e muitas em estado degradado.
Entre junho e setembro de 2012 foram realizadas cinco oficinas em regiões diferentes da capital para a apresentação do Projeto para a comunidade. A partir disso, as conclusões foram compiladas e organizadas na publicação “Estudos para Implantação do Plano de Ordenamento Náutico”, lançada em março de 2013.
O Estudo Complementar para a implantação do Plano de Ordenamento Náutico é uma iniciativa da FloripAmanhã com apoio da Fecomércio-SC, CDL-Florianópolis, AEMFLO/CDL-São José, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, Videoteca Videolocadora, Sindimóveis-SC, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Orsitec Assessoria Contábil e Empresarial, Pedro Paulo de Abreu e Renato Odecio Kock.